Hábitos de Vida Saudáveis – Ano Novo Vida Nova

Hábitos de Vida Saudáveis

Ano Novo Vida Nova

Todos nós desejamos saúde e ser saudáveis…mas antes de mais o que é ser saudável?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, ser saudável é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença”.

A prevenção é fundamental para sermos saudáveis.

Aqui vão algumas dicas de hábitos saudáveis que podemos adoptar no nosso dia a dia sem grande custo

 

 

Mexa-se

Para aumentar a nossa actividade existem pequenas coisas que podemos fazer, como por exemplo uma caminhada (cerca de 30 a 40 minutos), optar por escadas em vez de elevadores, não deixar o carro estacionado “à porta”.

Isto são exemplos que além de aliviar o nosso stress, aumentam a nossa energia, mantém o peso controlado e melhora a nossa parte cardíaca.

 

Coma melhor

Podemos comer de tudo desde que em pouca quantidade e de forma racional.

Devemos optar por alimento ricos em fibra (integrais, frutas, verduras e legumes), carnes brancas (perú, frango, peixe) uma vez que são pobres em gordura e são boas fontes de proteínas, vitaminas e ómega 3.

Preferencialmente devemos optar sempre por consumir estes alimentos na sua forma mais saudável: Cozidos ou grelhados.

Não coma à pressa..tire tempo de qualidade para a sua refeição,assim mastigamos bem os alimentos e não comemos tanto.

 

 

Beba água

A água é essencial ao nosso organismo e por isso devemos ingerir água em vez de refrigerantes e bebidas com álcool.

A sua ingestão melhora o funcionamento dos rins, ajuda a desintoxicar o organismo, ajuda no transito intestinal e melhora o aspecto da nossa pele.

Podemos ingerir água de várias maneiras: água simples, chás, água aromatizada…

Se tem dificuldade em ingerir água pode ainda contar com alguns truques para que se torne mais fácil:

  • Defina metas ao longo do tempo. Não tente beber logo 2L de água de um dia para o outro;
  • Ande sempre com uma garrafa de água consigo;
  • Beba um copo cheio de água ao acordar;
  • Torne a água a sua bebida de eleição;
  • Faça chás…mas sem adicionar açúcar

 

Durma bem

É importante um sono de qualidade.

O sono é importante para a nossa saúde mental, pele, evita obesidade e renova as nossas energias para o dia seguinte.

Para termos um sono reparador devemos ter em atenção alguns aspectos:

  • Evitar ingerir bebidas com cafeína;
  • Evitar dormir com a TV ligada;
  • Não use telefone ou portátil na cama;
  • Não faça refeições pesadas à noite;
  • Apague todas as luzes;
  • Certifique-se que usa um colchão e almofadas de qualidade e adaptados a si.

 

Relaxe

Leve a vida com bom humor, afinal só vivemos uma vez e o tempo…voa.

A nossa saúde irá beneficiar disso mesmo, uma vez que o stress está ligado ao aparecimento de úlceras, hipertensão e insuficiência cardíaca (por exemplo).

Mantenha os seus níveis de stress debaixo de olho e tire um tempo para si podendo fazer exercício, meditar, ir às compras…

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